Rss Feed
  1. [RESENHA]- Negras Raízes por Alex Haley

    quarta-feira, 20 de maio de 2015



    ISBN: 9999999650
    Ano: 1976
    Páginas: 646
    Editora: Círculo do Livro

    SINOPSE: O autor relata a sua genealogia, suas negras raízes. Inicia com a história do seu trisavô, em uma tribo na África, onde é capturado por traficantes de escravos. Antes desse acontecimento, o autor relata os costumes, a educação das crianças, a divisão de posição pela idade e as tradições nessas tribos. Conta o sofrimento sofrido pelos negros no navio negreiro, tendo que defecar no navio, muitos adoeceram pela fome, e falta de contado com o sol. Negras eram estrupadas pelos traficantes, a ponto dos seus orgãos ficarem na carne viva. Aguns eram jogados no mar para aliviar a fome dos tubarões. Chegando na América do Norte, é vendido, fugindo várias vezes, até ter metade do seu pé amputado. É comprado por um homem que o trata melhor, se tornando caseiro da casa grande. Casa com a doméstica, e a filha desse casal, é vendida, por ter tentado fugir com seu namorado. Apesar do dono ser um homem bom, ele não admitia fugas. Essa menina é estrupada pelo seu novo dono. O autor assim continua, contando detalhes dos costumes de cada etapa da escravidão negra na América e dos seus familiares. São 20 anos de pesquisa.


    Olá pessoal, como estão?

    Essa resenha é um pouco especial, pois fiquei impressionado com o desenrolar dessa história e me apaixonei imensamente por cada personagem que passou por essa trajetória triste, mas que teve momentos felizes.
    Eu havia emprestado de uma amiga este livro e depois de ter terminado fiquei louco para tê-lo em minha estante. Eu nem sabia nada da sinopse e coisas do tipo, por isso pensei que era uma história fictícia, mas depois que vi a sinopse do livro após o término da leitura, vi que era uma história real e só com alguns momentos fictícios.
    Continue lendo esta resenha e venha se emocionar com essa história.
                                 
    O livro vai contar a história de Alex Haley que decidiu estudar a vida de seus antepassados. Em especial o primeiro negro de sua família a vir da África e que havia, desde pequeno, ouvindo histórias de tal homem.
    Esse negro era Kunta Kinte que foi sequestrado da África e vindo para os Estados Unidos ser escravo e cuidar das plantações dos brancos. Kunta sofre muito quando deixa a África e passa por momentos horrorosos até sua chegada a América. Primeiro que o navio em que é transportado tem situações higiênicas precárias e que vários morrem em ocasião de tal sujeira, outros morrem por doenças e outros por serem espancados. As mulheres negras traficadas sofrem muito também sendo estrupadas várias vezes.


    Kunta fica aturdido quando chega nessa nova terra e vê tantas coisas diferentes e ouvindo uma língua estranha. Na África os africanos chamavam essa gente de toubobs e todas tinham muito medo de tais pessoas. Ninguém nunca soube o porquê dos negros serem pegos por eles.
    Depois de várias vezes tentando escapar, Kunta tem o pé amputado pela metade por um machado. Depois disso é comprado por um senhor um pouco mais bondoso do que o anterior e depois disso sua vida “melhora” um pouco. Conhece uma negra empregada chamada Bell, casam-se e depois disso é que o livro vai contando os fatos das gerações futuras até chegar em Alex Haley.

    NOTA


      SE INSCREVAM NO CANAL (CLIQUE AQUI)

    Basicamente o livro vai contar isso. Não posso contar muito sobre o livro, pois iria ficar aqui horas e horas escrevendo, são muitos fatos. Eu simplesmente me apaixonei por essa história. Eu nem fazia ideia de como a escravidão foi terrível. Ainda mais nos Estados Unidos que teve muitas guerras e coisas do tipo.
    A cada capítulo uma desgraça acontecia, mas nesses intervalos algumas coisas engraçadas também ocorriam. No começo o autor mostra como era a vida de um povo africano em especial os Mandingas e como eles eram religiosos.
    A pessoa que é mais falada no livro e que é mais aprofundada é o Kunta, já que o livro era para ser falado sobre ele. Ele é a pessoa que mais sofre nesse livro, que tem mais desafios e que tem diversas provações. Desde que ele foi mandado para os EUA, eu fiquei aguardando o momento dele voltar para casa, mas fiquei desapontado com o decorrer da história.
     O livro depois de certo ponto é muito forte e você se sente junto com os personagens. Mesmo assim fiquei emocionado com o livro e como ele é descrito, eu chorei, dei risada e até me espantei com tantos acontecimentos. Foi um livro que me fez pensar muito e que demorei um mês para ler.
    O escritor Alex Haley demorou 20 anos de sua vida para terminar esse livro, fez várias pesquisas e buscou a fundo a vida de seus antepassados.
    Sabe, esse é um daqueles livros para ser lido aos poucos para digerir os acontecimentos que são descritos. Se você gosta de saber mais sobre a escravidão então leia esse livro e diga o que achou.
    Se você já leu esse livro, por favor, me diga nos comentários e se não leu, por favor, leia também. Kskks.

    Não se esqueça de me seguir no Facebook, Instagram, Twitter e Skoob. Sempre deixo coisas por lá.

    Espero que tenham gostado.
    Até a próxima.


  2. 15 comentários :

    1. Oie, Caíque!!
      Adorei a sua resenha - vídeo!! O livro parece ser maravilhoso mesmo!
      A história me chamou bastante a atenção!! E as coisas que ele teve que passar foi desumanos!


      Beijos e Sucesso!
      http://maisumpracolecao.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi Erika.
        Muito obrigado. O livro é bem interessante.
        A história é totalmente desumana.
        Beijos e sucesso...

        Excluir
    2. Lendo suas impressões, lembrei-me do filme/livro Amistad. Uma história emocionante que me arrancou rios de lágrimas.
      Vale a pena conferir esse livro pela dose emocional que ele proporciona.
      Bela resenha.
      Ni
      Cia do Leitor

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi Nizete.
        O livro parece ser interessante. Também fiquei emocionado com esse livro.
        Vou conferir.
        Muito obrigado e beijos.

        Excluir
    3. Olá!
      Muito boa sua resenha... Me chamo Bárbara Iaisa, Iaisa é referência a um personagem desse livro, que minha mãe lia qndo me esperava. Tenho o livro, mas não consegui ler ainda... Super parabéns!!!😊

      ResponderExcluir
    4. Olá!
      Muito boa sua resenha... Me chamo Bárbara Iaisa, Iaisa é referência a um personagem desse livro, que minha mãe lia qndo me esperava. Tenho o livro, mas não consegui ler ainda... Super parabéns!!!😊

      ResponderExcluir
    5. Oi pesquisei o nome do livro na internet e acabei lendo sua resenha. Muito boa!
      O motivo da minha curiosidade foi um comercial na tv de uma mini série de nome Raízes q vai começar dia 03... E aí bateu saudades.... Li o livro quando tinha 15 anos (já faz 37 anos).
      Amei, é maravilhoso, muito triste e muito real. Sou afrodescendente e sempre tive curiosidade por assuntos correlatos, livros e filmes. Eu recomendo. Abraços.

      ResponderExcluir
    6. Este comentário foi removido pelo autor.

      ResponderExcluir
    7. Adorei a sua explicação sobre o livro.

      ResponderExcluir
    8. Eu le e assisti o filme deste relato, sou um fervoroso amante desta historia ate os dias de hoje

      ResponderExcluir
    9. Kkk. Eu tbm demorei um mes para ler. Lia ate 10 horas por dia.
      Historia apaixonante.

      Uilian alves.

      ResponderExcluir