Rss Feed
  1. [TEXTOS COMEMORATIVOS]- Dia da Mentira

    quarta-feira, 1 de abril de 2015




    Olá pessoal, como estão?
     
    Hoje é dia 1 de Abril e é nessa data que muitos pregam peças e contam mentirinhas. Sim, hoje é o Dia da Mentira, aquele dia em que você brinca com seu amigo, com seus pais e até com professores. Claro que o Dia da Mentira deveria ser os 365 dias do ano, pois é dificílimo alguém nunca ter contado alguma mentira. Kskksks
    Partindo dessa data, a nossa querida escritora Tânia Tonelli, trouxe mais um texto para nós sobre essa data, contando como surgiu essa brincadeira que se tornou famosa em todo o mundo. Você sabe como surgiu? Não? Então continue a leitura e descubra.

    Dia da Mentira

    O dia 1º de abril é comemorado como o dia da mentira. As pessoas desejando se divertir contam mentiras e pregam peças.
    Esta brincadeira surgiu na França. Porque até o século XVI comemoravam o ano novo no dia 25 de março, as festividades terminavam no dia 1º de abril. O rei Carlos IX adotou o calendário gregoriano no ano de 1564. Muitos franceses não aceitaram a mudança e seguiam o antigo calendário. Então surgiu a brincadeira chamando essas pessoas de bobos por festejarem algo inexistente.
    Outra justificativa vem da ideia inspirada na natureza por enganar as pessoas com mudanças climáticas repentinas no dia 1º de abril.
    Começaram a comemorar o dia da mentira no Brasil em 1º de abril de 1848. Pois, o periódico “A Mentira” informou o falso falecimento de D. Pedro, fato desmentido no dia seguinte.
    Na literatura a mentira se destaca no Pinóquio, este personagem apareceu em 1883, no romance As aventuras do Pinóquio, do autor italiano Carlo Collodi. Após inúmeras adaptações Wall Disney imortalizou o personagem. Toda vez que Pinóquio o boneco de madeira mente seu nariz cresce. Porque é quase impossível encontramos uma pessoa que nunca mentiu em sua vida.
    Por Tânia Tonelli

    Já sabiam dessa história? Eu pelo menos não. É incrível como nós temos feriados e não sabemos o verdadeiro significado dele.
    Gostaram do texto? Digam-me nos comentários. Vou ficar feliz em saber.

    OBS: Muito obrigado Tânia pelo texto. Gostei muito.

    Não se esqueçam de me seguir no Facebook, Twitter, Instagram, YOUTUBE e Skoob. Sempre deixo coisas por lá.

    Espero que tenham gostado.
    Até a próxima.



  2. 0 comentários :

    Postar um comentário