-
Sobre a Homofobia - #SomosTodosPeterGraham
sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015
Olá pessoal, como estão?Hoje vamos falar um pouco sobre a homofobia. A palavra em si, significa repulsa ou o preconceito contra a homossexualidade e/ou o homossexual. Mesmo sendo um termo utilizado, ainda tem-se muitas discussões sobre seu uso, devido ao sufixo "fobia", que vem do grego e significa medo/repulsa, dando sentido como medo irracional. Por isso, não se resume o conceito da palavra com o seu significado.Podemos entender a homofobia como qualquer outra forma de preconceito, como a atitude de colocar qualquer homossexual na condição de inferior, de anormal, baseando-se no heterossexualismo como padrão.O preconceito, a repulsa e o desrespeito a diferenças formas de expressão sexual e amorosa representam uma ofensa à diversidade humana e às liberdades básicas, garantidas pela Declaração Universal dos Direitos Humanos e pela Constituição Federal.Todo ser humano, independente do sexo, cor, religião e classe social, tem direito de ser dignamente tratado, e, a fim de buscar sua felicidade, de ter um modo de vida aberto.A Constituição Federal Brasileira não cita a homofobia diretamente como um crime. Segundo um levantamento do G1, o qual aplicou um questionário aos deputados que assumiram a Câmara neste ano, 50,8% dos Deputados apoiam a criminalização da homofobia, 26,5% são contra e 22,6% não responderam. A Presidente Dilma, afirmou ser a favor da criminalização, alegando ficar triste com os grandes índices de violência praticada no país contra o homossexual.No senado, tramita a reforma do Código Penal Brasileiro, que criminaliza a homofobia.Em 2011, o Supremo Tribunal Federal reconheceu a legalidade da união estável entre pessoas do mesmo sexo no Brasil. Claro que foi um grande passo contra a homofobia, porém o assunto foi colocado em pauta por muitos "homofóbicos", e a legalidade da união não conseguiu por fim ou diminuir as violências e o preconceito contra o homossexual.O Estado de São Paulo, de acordo com a lei Estadual 10948/2011, estabeleceu diferentes formas de punição para diferentes atitudes discriminatórias.O site Guia de Direitos publicou maneiras de identificar práticas de homofobia.Confiram na íntegra:· O agressor costuma usar palavras ofensivas para se dirigir à vítima ou aos LGBTI como um todo;· Muitas vezes o agressor não reconhece seu preconceito e trata as ocorrências de discriminação como brincadeiras;· É comum o agressor fazer uso de ofensas verbais e morais ao se referir às minorias sexuais;· A agressão física ocasionada pela homofobia é comum e envolve desde empurrões até atitudes que causem lesões mais sérias, como o espancamento;· O agressor costuma desprezar todas as formas de comportamento da vítima, considerando-os desviantes da normalidade;· O homofóbico costuma se dirigir à vítima como se esta fosse inferior, nojenta, degradante e fora da normalidade;· É costume do homofóbico a acusação de que as minorias sexuais atentam contra os valores morais e éticos da sociedade;· O agressor costuma ficar mais agressivo ao ver explícitas demonstrações amorosas ou sexuais que fogem ao padrão heteronormativo (por exemplo: mãos dadas, beijos e carícias)· O agressor costuma negar serviços, promoção em cargos empregatícios e tratamento igualitário às vítimas.
No Estado de SP, você pode denunciar a prática homofóbica discando 100. É fácil, é seguro e anônimo e protege vidas.Muitos acreditam ser normal a existência do preconceito contra o homossexual. Eu digo: NÃO, NÃO É NORMAL.Quem disse que heterossexualismo é padrão? Claro que tudo que difere causa polêmica, foi assim com as calças para as mulheres, foi assim com a tintura de cabelo, enfim, está na hora de agirmos.Entre nessa luta!!E lembrem-se: leitor que é leitor aprova todas as formas de amor, afinal #SomosTodosPeterGraham.Escrito por: Bia e Taty, A Culpa é dos LeitoresFontes: Brasil EscolaBom pessoal, esse foi à postagem que essas duas lindas escreveram. Eu simplesmente adorei e acho que devemos parar com isso.Digam-me o que acham sobre isso. Compartilhem por ai e não se esqueçam de me seguir no Facebook, Twitter, Instagram e Skoob.Espero que tenham gostado.Até a próxima.Postado por escrita literaria às 10:00 | Marcadores: #SomosTodosPeterGraham , A Culpa é dos Leitores , Contra o preconceito , Diga não ao preconceito , Fora preconceito , Homofobia | 2 comentários | Enviar por e-mail Postar no blog! Compartilhar no X Compartilhar no Facebook |
-
Projeto Peter Graham- #SomosTodosPeterGraham
terça-feira, 3 de fevereiro de 2015
Olá pessoal, como estão?Hoje estou com uma postagem um pouco fora do contexto, mais que decidi abordar já que isso deve parar de uma vez por todas.Estou aqui para avisar que de hoje em diante vou participar de um projeto que o autor Vinicius Fernandes do livro Graham, O continente Lemúria, junto com o blog A Culpa é dos Leitores. O projeto tem como finalidade quebrar as barreiras do preconceito e ajudar muitas pessoas homossexuais a se sentirem melhores em casa e em nossa sociedade repressora.O autor Vinicius Frenardes criou um personagem chamado Peter Graham que é um caçador de vampiros homossexual e que sofre muito em sua casa com sua família conservadora e seu irmão homofóbico.Fiquei muito feliz com esse projeto já que devemos parar de ter tanto preconceito com uma coisa que deveria ser normal, qualquer tipo de amor vale e não depende de ninguém para dizer ao contrário.A cada semana irei fazer uma postagem a respeito do assunto e quero que todos ajudem. Para meus amigos blogueiros quero dizer que ajudem em nossa campanha e façam postagens ou divulgue em alguma rede social. Todos podem ajudar e você que não tem um blog também pode ajudar fazendo postagens em suas redes sociais sobre o assunto e também ajudar a divulgar. Tudo o que for postado deve ter o #SomosTodosPeterGraham, para que tenhamos um bom controle do projeto.Vocês também podem tirar fotos com o #SomosTodosPeterGraham para que todos se conscientizem e postar na página:Para mais informações entre em contato com o blog ou com o autor. Segue abaixo o link:A Culpa é dos Leitores: http://aculpaedosleitores.blogspot.com.br/Vinicius Fernandes: https://www.facebook.com/vinicius.tradutorBom pessoal, esse foi meu recado e espero que todos entrem nessa campanha.Espero que tenham gostado.Até a próxima.Postado por escrita literaria às 19:00 | Marcadores: #SomosTodosPeterGraham , A Culpa é dos Leitores , Contra o preconceito , Fora preconceito , Internautas unidos , Projeto , Vinicius Fernandes | 2 comentários | Enviar por e-mail Postar no blog! Compartilhar no X Compartilhar no Facebook |










